segunda-feira, 19 de março de 2012

Processo de Cristalização do Poder Político Burguês




Napoleão chegou a passar um período na prisão por ter apoiado Robespierre. No entanto, as sequência de vitorias por ele alcançadas durante a fase do Diretório tornaram-no cada vez mais popular, e isso passou a interessar muito à alta burguesia. Reconhecido por sua capacidade de liderança, organização e administração, tornou-se rapidamente o ícone popular que a classe burguesa procurava. Era o personagem ideal para afastar a ameaça dos realistas e dos jacobinos, grupos que poderiam desestabilizar o poder e as conquistas burguesas.
Alçado ao poder através do golpe do 18 de brumário, em 15 anos realizou mais que qualquer outro grande líder político e militar Francês realizara ate então. Aplicando suas idéias de maneira muito bem-sucedida, inicialmente, ganhou apoio militar necessário para se transformar num verdadeiro déspota, que governou com mão de ferro a Europa do inicio do século XIX.
Estabeleceu alguns pressupostos que permanecem ate hoje, e em virtude disso, é reconhecido pelos franceses como uma das maiores personalidades representativas do pais.
Governou primeiramente como cônsul, e posteriormente, como imperador, abalando as estruturas do Antigo Regime europeu e tal ponto que estas jamais conseguiram se reestruturar da forma em que estavam organizadas antes de Napoleão. Suas ações dentro da Europa provocaram reflexos que foram muito além desse continente. O processo de independência do Brasil esta intimamente ligado às ações napoleônicas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário